quinta-feira, 7 de abril de 2011

Efeitos do Bullying.


1. Bullying A lei do mais forte 2. * Nos intervalos, tenho de andar escondida do mundo, se não levo porrada. * Chamam-me gorda, caixa-de-óculos e batem-me muitas vezes ao longo do dia.

* Se eu não lhes pagar qualquer coisa, eles batem-me até à exaustão *

“ Quando gozava com alguém, sentia-me realizado , porque toda a gente ria.” * Já tive que mudar muitas vezes de escola, mas esta * atitude nunca irá mudar. 3. Mas o que é afinal o Bullying? Para muitos dos psicólogos, o bullying é a ameaça ou intimidação a seres que não se sabem defender.

Acontece em grande número em escolas e é algo que deixa marcas para toda a vida. Gozar, espalhar boatos, agredir, excluir. 4. O Bullying divide-se em duas categorias, tais como : * - O Bullying Directo, que é a forma mais comum entre os agressores ( bullies ) masculinos. * - A agressão social ou Bullying indirecto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento. social 5. Tipos de Bullying: * Físico: Bater, agredir, dar pontapés e encontrões, empurrar e puxar cabelos. * Verbal: Ameaçar, fazer troça, fazer comentários agressivos, rir nas costas dos outros, chamar nomes aos familiares… * Psicológico: Quase invisível mas deveras marcante. Ex: Excluir das actividades de grupo, espalhar rumores, colocar alcunhas. * Sexual: Fazer comentários impróprios e contacto físico indesejado. * Cyber Bullying: Bullying através de SMS, E-mail ou chat. Intimida-se e insulta-se. 6. Locais onde ocorre Bullying: * Escolas (onde é mais frequente) * Local de trabalho * Vizinhança * Entre países 7. Áreas de maior risco nas escolas: * Cacifos * Paragem de Autocarro * Autocarro * WC * Corredores * Recreio * Áreas Isoladas 8. Quem será o agressor? * Pessoas dos dois sexos; * Os mais velhos; * Pessoa violenta, agressiva e autoritária; * Desafiador das regras sociais; * Querem controlar e mandar nos outros; * Estatura forte; * Dirigem-se a colegas mais fracos e indefesos ; * Para ele(a) a única forma de ter reconhecimento dos colegas é fazermal aos mais fracos; * Normalmente é uma pessoa sofrida e com graves problemas familiares. Quatro em cada dez agressores já foi vítima. 9. As vítimas… * Pessoas dos dois sexos * Alunos inteligentes e sensíveis * Famílias não conflituosas e estáveis * Baixa de auto-estima * Têm dificuldades em fazer amigos * Têm alguma diferença como: cor de pele, sotaque, deficiências, forma de vestir diferente. * Têm facilidade em isolar-se do grupo. 10. Testemunhas * Normalmente as testemunhas têm medo do agressor, e tentam esquecer o assunto, evitando-o. Pensam sempre: “Talvez eu seja o próximo!” 11. * 60% das agressões ocorrem * na sala de aula. * 70% foram cometidas por * 1 a 3 alunos juntos. * 58% das vítimas sofrem * há pelo menos 1 ano. * (a maioria dos autores dos * “ apelidos” são meninos e um terço * deles nem sequer foi advertido pelo que fez) 12. Efeitos do Bullying para as vítimas: o - Depressão o Stress; o Tornar-se também um agressor; o Ansiedade; o Dores não-especificadas; o Perda de auto-estima; o Medo de expressar emoções; o Problemas de relacionamento; o Abuso de drogas e álcool; o Auto-mutilação; o Suicídio (também conhecido como bullycídio ). 13. * Efeitos numa escola incluem: o Níveis elevados de faltas escolares; o Desrespeito aos professores; o Porte de arma por parte de crianças visando proteção; o Insucesso escolar 14. “ Sou vítima! Que posso fazer?” * Evita zonas sem vigilância; * Esconde objectos que possam ser roubados; * Faz participação de todas as agressões. * Procurar aconselhamento de um adulto; * Não reagir, mas sim ignorar; * Não demonstrar medo ao agressor. * Acompanhar o grupo de amigos; * Acima de tudo, não esconder a situação. * Sempre que precisares liga: 808968888 – linha de apoio * às vitimas da Associação Nacional de Professores. 15. Se os pais se aperceberem que o filho é vítima de Bullying… * … o que não devem fazer: * - Ir ter com os alunos que praticaram Bullying ao filho, que passa a ser mais gozado. * … devem: * - Falar com o filho sobre o problema que se está a passar e fazê-lo tomar atitudes conscientes; * Confortá-lo; * Tomar atenção às mudanças de humor e irritabilidade; * - Estar atentos a roupa estragada e queixas frequentes. 16.* “ Porque é que estas criaturas existem?” 17. Será mesmo necessário divertirmo-nos à custa do sofrimento do outro? 18.* Se as palavras não fossem importantes, não existiam tantos livros de auto-ajuda! Ajuda o teu companheiro! Conforta-o com as tuas palavras doces, não com violência! STOP AO BULLYING! 19. * Bullying dói.

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